segunda-feira, outubro 09, 2006

Nobel da Matemática


Todos os anos ouvimos falar na atribuição dos prémios Nobel: medicina, literatura, paz, economia, física e química. Já alguém pensou por que razão não foi criado um prémio Nobel para a Matemática?
Se existe uma atribuição para as chamadas ciências puras, supostamente, não existe razão plausível para a não atribuição deste prémio para a Matemática, ainda por cima, quando em 1994, o Nobel da Economia foi atribuído ao matemático John Nash.
Segundo Jorge Buesco (Professor de Matemática), existe uma história que se vem ganhando contornos de lenda no meio matemático.
"Reza então a lenda que Gösta Mittag-Leffler, o maior matemático sueco do século XIX e um dos grandes nomes da sua geração, se teria envolvido amorosametne com a mulher de Alfred Nobel. Este, em retaliação, teria excluído expressa e deliberadamente a matemática das ciências a contemplar com o seu prémio. Na versão sueca, mais soft, apenas se refere que existia grande animosidade entre os dois homens e que Nobel teria decidido eliminar a matemática da sua lista por receio de que Mittag-Leffler, manobrando influências junto da Academia, viesse a ser o primeiro galardoado."
In "O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias", Gradiva, Jorge Buesco

Mitos e lendas valem o que valem. Para quem quiser saber mais sobre este assunto, aconselho vivamente a leitura completa do artigo mencionado anteriormente.

3 Comments:

Blogger Ponto Verde Escreveu...

O lado Certo está-se a compôr, parabéns, na próxima actualização vamos linkar. Até breve.

segunda-feira, 09 outubro, 2006

 
Blogger Papoila Escreveu...

Como autodidacta, há que ir com calma. Quanto a linkar, quando necessitar de o fazer, hei de me informar sobre como o fazer.

segunda-feira, 09 outubro, 2006

 
Anonymous Anónimo Escreveu...

O Prémio Nobel foi originalmente atribuído às 4 àreas que Alfred Nobel considerava essenciais para o futuro da humanidade:medicina, literatura,paz e física. O Prémio Nobel da economia não é um verdadeiro prémio Nobel. Chama-se na realidade "Prémio memorial a Alfred Nobel para a Economia" e foi instituido pelo governo sueco que é responsável pelo pagamento do prémio. Na verdade muitos falam dessas intrigas entre Nobel e o seu rival mas a história não é oficial. No entanto já muitos matemáticos venceram o Prémio Nobel da Economia (e não só o famoso John Nash).

quarta-feira, 11 outubro, 2006

 

Enviar um comentário

<< Home