sexta-feira, dezembro 12, 2008

Salvador

Mafra.

As autoridades continuam sem pistas sobre a progenitora que abandonou o seu filho logo após o parto. O bebé chegou ao hospital com 2,280 quilogramas, com bons reflexos e boa vitalidade, apesar de ter passado horas ao frio.

Acabado de nascer, em vez de um colo aconchegante ou de uma alcofa quente, recebeu um pano de cozinha em que foi embrulhado e um saco de desporto para ser abandonado na rua, junto a um jardim-de-infância, em Mafra. Eram cerca das 17.30 de quarta-feira e estava frio.

A sorte ditou que ao passar por ali os seus gemidos fossem ouvidos por José Veríssimo, 66 anos. O bebé entrou no Hospital de Torres Vedras e logo foi "baptizado" de Salvador, em tempo de Natal.

Salvador nem a estábulo teve direito. Foi abandonado numa estreita viela que separa o Jardim de Infância e as traseiras do supermercado Modelo de A-da-Perra, local de muitas vivendas, a cerca de mil metros do Convento de Mafra. "Estava frio", recorda José Veríssimo, emigrante na Alemanha durante mais de 30 anos. Por acaso, teve de sair de casa naquele fim de tarde para ir às compras. "Vi o saco e ao ouvir gemidos pensei que lá dentro estivesse um brinquedo", contou ao DN. Foi com esta convicção que bateu à porta do jardim-de-infância para dar conhecimento do achado. Com Telma Marques, educadora de 31 anos, logo perceberam que os sons eram de choro humano. "Abrimos o saco e vimos um bebé embrulhado num pano de cozinha. Destapamos a cabecinha para que pudesse respirar", contou Telma. "Não tinha mais do que o pano de cozinha e o cordão umbilical", frisou. Foi abandonado em fim da tarde.

Já abrigado nas instalações da escola, o bebé parou de chorar. Passados poucos minutos chegaram os bombeiros. Catarina Gameiro, 24 anos, e Cláudio Silva, 26 anos, agasalharam-no e levaram-no ao Centro de Saúde. A médica de serviço encaminhou-o de imediato para o hospital de Torres Vedras, enquanto a GNR e a Comissão de Protecção de Menores tomavam conta da ocorrência. "Apareceu aqui com 2,180 quilogramas", informou ao DN a directora clínica do hospital, Isabel Carvalho, garantindo que, em condições normais, o bebé já teria alta. "Tem a gestação completa, chegou com bons reflexos e com boa vitalidade."

O bebé chegou ao hospital com a mesma rapidez que a sua história e chamaram-lhe Salvador - nascido no frio a poucos dias do Natal.

2 Comments:

Anonymous Anónimo Escreveu...

dá a impressão de ser pura e simples transcrição de texto informativo publicado no Diário de Notícias, sem qualquer nota adicional ou identificação da fonte nem indicação de se tratar de mera cópia...

sábado, 13 dezembro, 2008

 
Anonymous Anónimo Escreveu...

Essa impressão deve ser da chuva e do fim de semana + húmido...
Um Brufeun e vai ver que isso passa!

"Vi o saco e ao ouvir gemidos pensei que lá dentro estivesse um brinquedo", contou ao DN.

Caso tenha lido o "texto informativo publicado pelo DN" poderá ter constatado que este texto não é mais que um resumo do artigo.
Este blog apresenta, sempre que possível e quando o achar conveniente, a identificação da fonte.

Apareça!!!

segunda-feira, 15 dezembro, 2008

 

Enviar um comentário

<< Home