sexta-feira, outubro 20, 2006

Forúm Social Português

Almada acolheu, de sexta-feira a domingo passados, o Fórum Social Português. Foram três dias de conferências, oficinas e bancas, teatro e música, que deram expressão à convicção de que é possível trilhar caminhos rumo a um futuro mais justo e solidário.
As actividades do FSP realizaram-se todas em Almada, em torno da Praça São João Baptista. O Fórum Romeu Correia, as escolas Emídio Navarro e D. António da Costa, o Externato Frei Luiz de Sousa e o Teatro Municipal de Almada acolheram pessoas, organizações e movimentos que com a sua presença reafirmaram que um outro mundo – mais pacífico, mais justo, solidário, ecológico e sustentável – não é apenas necessário, mas possível.
No FSP participaram 98 organizações e centenas de pessoas em nome individual, que trabalham em diferentes áreas e convicções. Fora da ordem de trabalhos, o FSP serviu também para mostrar a todos que aquele é um concelho com vida própria, jovem, activo, moderno e com qualidade de vida.
Para quem desconhece, o que é o FSP, na sequência da adopção dos seus congéneres europeu e mundial, é o processo de construção de um espaço de encontro, sem direcção ou programa político, aberto à participação de todas as pessoas singulares, associações, redes de organizações e outras entidades que acreditam que um outro mundo em que reine a paz, a justiça, a solidariedade e a sustentabilidade é não apenas possível: é necessário.