segunda-feira, novembro 06, 2006

Apagão Europeu


O Diário de Notícias de hoje contempla uma pequena reportagem relativa ao pequeno apagão de 15 minutos que ocorreu em algumas zonas do país, no passado fim de semana. Tal apagão deveu-se ao arrefecimento das temperaturas na Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha, o que provocou o corte no fornecimento de energia que afectou vários países da Europa Ocidental, nomeadamente Portugal, França, Espanha e Bélgica.

O que me impressiona nesta notícia é a interligação de todo o sistema eléctrico a nível europeu. Por não sermos auto-suficientes na produão de energia eléctrica, leva-nos a importar electricidade e, consequentemente, ficarmos dependentes de qualquer tipo de contigências que venham a ocorrer por essa europa fora. O mesmo se passa relativamente ao gás natural, que neste momento vem para o nosso país da Argélia através de condutas gigantescas.

Por outro lado, o consumo de energia no nosso país tem vindo a aumentar vertiginosamente. Vejamos os seguintes números que consegui obter para o Concelho do Seixal:


Variação do Consumo de Energia 1999/2004

Energia Variação 1999/2004 Variação anual
Electricidade 72,30% 11,50%
Butano -42,40% -10,50%
Propano -33,70% -8%
Gás Natural 83,90% 13%
Gasolina 8,20% 1,70%
Gasóleo 40,80% 7%
Uma das soluções possíveis para resolver o problema da dependência energética passa pela energia nuclear. As energias renováveis, actualmente, não conseguem ter um peso satisfatório para colmatar as necessidades actuais, dados os elevados custos associados.

Mas quais as consequências de seguir o caminho do nuclear? Será melhor continuar com a importação de energia a outros países? Será melhor esperar que a tecnologia associada às energias renováveis consiga tirar melhor partido a nível do rendimento e do preço?