segunda-feira, novembro 20, 2006

Arquitectura em mudança para 'Novos Territórios'

"Mais de metade dos arquitectos tem menos de 35 anos e um terço do total trabalha a recibo verde. A burocracia, a concorrência desleal e a precariedade no emprego são os principais problemas que enfrentam, segundo o primeiro inquérito à profissão feito em Portugal, cujos resultados serão apresentados no XI Congresso dos Arquitectos Portugueses, a realizar em Almada, de 23 a 25 deste mês.

Helena Roseta, presidente da Ordem dos Arquitectos (OA), avançou ontem à imprensa alguns dados do relatório preliminar do estudo, mas as conclusões constituem um dos momentos altos da próxima reunião magna da classe, subordinada ao tema "Novos Territórios" - porque "abrange, simultaneamente, a questão da mudança na profissão, mas também no País e na paisagem", justificou.


Outra novidade do congresso será a "marca" deixada em Almada. OA desafiou a autarquia a escolher uma zona para melhorar e a autarquia escolheu a Charneca da Caparica. Segundo João Afonso, da direcção da OA, trata-se de uma área "central mas esquecida, em expansão de há 30 anos para cá", com uma lógica de ocupação litoral e de proximidade mas "não estruturada", com alguma construção sem licenciamento e onde subsistem "vazios de quintas e indústrias". A iniciativa - que arrancou com um workshop e é coordenada pelo arquitecto Manuel Vicente - é quase um concurso de ideias sem custos para a câmara. As propostas revelam-se no congresso."

In Diário de Notícias 17.Nov.2006