As melhores cidades portuguesas para viver em 2007
Num estudo realizado e publicado no passado Sábado pela revista ÚNICA do jornal EXPRESSO a 40 cidades portuguesas, incluindo 18 capitais de distrito, Almada foi classificada num desprezível 34º lugar, entre as melhores cidades portuguesas para se viver em 2007.
Num conjunto de 20 critérios, Almada obteve apenas o 1º lugar num dos intens estudados, a saber, no desempenho económico (70 pontos em 100), aliado às novas tecologias. Por outro lado são preocupantes as baixas classificações noutras vertentes, que passaremos a analisar com alguma atenção, salvaguardando que tal análise foi elaborada sobre uma cidade e não no seu concelho:
Espaços Verdes (35 em 100): Parque da Paz, só por si é uma mais valia para a cidade e um espaço muito aprazível, mas será que faz parte da cidade de Almada? Quanto aos restantes espaços verdes, são inexistentes.
Qualidade Urbanística (35 em 100): Pura e simplesmente não existe, a cidade é um amontoado de prédios, sobretudo da década de 70, decadentes e a necessitar de obras. O chamado centro histórico da cidade, Almada Velha, não é valorizado de forma a ser destacado como ponto turístico.
Comércio (30 em 100): Decadente desde a abertura do Almada Forúm.
Relação com a água e a paisagem (35 em 100): A frente ribeirinha de Almada resume-se a Cacilhas, que tem o seu passeio ribeirinho que desaconselha qualquer tipo de passeio pela zona...Há ainda alguns terrenos neste momento ocupados pela antiga Lisnave, não existindo qualquier tipo possível de aproximação ao rio/água...
Alojamento Turístico (30 em 100): Não existe. mais uma vez é de salientar que o estudo se centrou na cidade e não no seu concelho...
Património (30 em 100): Resume-se a algumas casas senhoriais, igrejas, Cristo-Rei e pouco mais...
Qualidade de Espaços Públicos (30 em 100): Passeios partidos, estacionamento caótico, obras mal sinalizadas, tudo isto acompanhado da falta de civismo de muitos habitantes.
Como tal, penso que haverá muito a fazer sobre esta cidade que não duvido ter grandes potencialidades, mas que ainda parece depender muito do outro lado. Resta ao Município de Almada, analisar tais factos e agir de forma a melhorar aquilo que está menos bem.
7 Comments:
No comments!!
segunda-feira, 08 janeiro, 2007
O Parque da Paz está no Concelho de Almada e só isso;
Almada Velha pode ser o que é. Um misto de velhice, desleixo e tristeza;
Se já o era, ficou pior. E piorará com a queda do gigante;
Nem vai haver tão depressa. O Ginjal já foi;
Um estudo não se pode centrar na cidade. Mas já que está... é assim;
É muito pouco. Hospitais de almas (vulgo igrejas)não são apelativos;
Os habitantes precisam de ser estimulados. O desinteresse é óbvio.
Afinal, não cabem aqui quaisquer verbas anunciadas pela presidente da Câmara, há dias.
Almada, neste estudo, está a ser analisada como cidade. Se o estudo fosse feito freguesia a freguesia...ai minha Nossa Senhora!!!
segunda-feira, 08 janeiro, 2007
Este comentário foi removido pelo autor.
segunda-feira, 08 janeiro, 2007
Papoila
Aproveito este post para chamar a atenção de uma questão muito importante.
No dia 11 de fevereiro não se vai referendar o Aborto Sim ou Não, mas antes a DESPENALIZAÇÃO da IVG.
Penso que o quadrado no lado direito, onde tens uma votação a correr, tem a pergunta mal colocada, e isto pode dar azo a mais confusões ainda...
Tomo a liberdade de escrever isto aqui porque, tal como eu, tens um apoio claro ao SIM (despenalização!)
Um beijo
segunda-feira, 08 janeiro, 2007
Maria
Obrigada pela observação. Já está rectificado o questionário.
segunda-feira, 08 janeiro, 2007
Concordo nalgumas coisas, noutras não.
O Parque da Paz para mim está na cidade de Almada, na freguesia da Cova da Piedade, se quiserem ir a esse pormenor.
O comércio é um horror, concordo, e a qualidade urbanística idem.
A relação com a água não percebo exactamente o que significa; se tiver realmente a ver com as zonas ribeirinhas concordo que há muito a fazer, se fôr em relação ao tratamento da água que se consome no concelho, então até acho que Almada deve ser dos poucos concelhos que se pode 'gabar' de tratar 100% ou quase da água que consome.
terça-feira, 09 janeiro, 2007
Concordo com algumas ideias, mas deixem-me salientar a magnitude do parque da PAZ è formidavel, Mas algumas coisas eu recomendaria: Fiscalizar a velocidade de alguns utilizadores de bicicletas pois é um perigo constante expecialmente para as crianças e não só, já que alguns destes utilizadores imaginam-se donos e senhores de todo o espaço, outro reparo é a necessidade de instalações sanitárias mesmo que a nivel provisório junto aos sobreiros onde muitas crianças brincam e não tem onde fazer as suas necessidades.
Quanto ao parque em si dou os meus parabens à Camara Municipal pela manutenção do mesmo.
domingo, 10 junho, 2007
Enviar um comentário
<< Home