quinta-feira, janeiro 04, 2007

Aquecimento Global


O último post do blog vizinho O Banheirense, refere alguns factos que parecem contradizer o aquecimento global apregoado por alguns, sugerindo cautela na análise a esta questão.

Citando "O Banheirense":

"A verdade está escondida e é sempre questionável ao contrário do que Al Gore apregoa. Vejam se viram esta
verdade. No dia 30 de Dezembro de 2006, registou-se – 5 ºC em cima dos poços de petróleo da Arábia Saudita. Mais "noticioso", no Irão registaram-se temperaturas negativas até – 29,4 ºC! Em Bagdad registou-se 0ºC."


Eu não sou de maneira nenhuma perita no assunto aquecimento global, no entanto, esta questão que tem levantado muitas divergências, deverá ser analisada com mais atenção e cuidado.


Por aquilo que a experiência do dia-a-dia me diz, e por aquilo que observo desde há uns tempos para cá quer em notícias quer em alguns registos meteorológicos, a não-questão do aquecimento global, não se pode apoiar apenas pelas temperaturas baixas registadas nos referidos locais.


É verdade que tais temperaturas foram registadas, mas compare as médias anuais ao longo dos anos. Caso o leitor desconheça como se calcula uma média, tal medida de tendência central pode ser calculada com base em valores muito acima e muito abaixo, contribuindo todos os valores, altos e baixos, para essa média.


Qual terá sido a temperatura no Verão nesses mesmos países? Por acaso sabe se houve ou não alguma onda de calor? E no resto do mundo?


Esta questão do aquecimento global, embora indicie que há subida de temperatura, vai muito para além deste facto. Sobretudo sabemos que a meteorologia está a alterar-se e surgem situações extremas todos os anos: temperaturas muito baixas, temperaturas muito altas, períodos de seca alternando com muita pluviosidade, tornados, furacões e tempestades tropicais,...


Factos são factos e há coisas que não se podem ignorar.


1 Comments:

Blogger nunocavaco Escreveu...

Cara Papoila, respondi-lhe no banheirense e transcrevo para o seu blogue o comentário:

Colocou bem a questão, mas a minha intenção era demonstrar que algumas noticias não são passadas na comunicação social.

Quanto ao que referiu:

1) Concordo e constata-se que neste momento existem perturbações no nosso clima. Não sei é qual é a percentagem de responsabilidade do homem nesta constatação.

2) Não existe aquecimento global. Se umas regiões arrefecem e outras aquecem, onde está o global? Para além disso os valores apontados como aumento de temperatura são insignificantes e medidos por termómetros. Os satélites, que obtém uma "visão" global indicam outra realidade.

3) Penso que está a haver aproveitamento da questão ambiental por lobbys que nada têm que ver com ambiente mas sim com a instalação de uma sociedade do medo, onde se cobram impostos, difunde energia nuclear e se veda o caminho do desenvolvimento ao terceiro mundo.

4) Penso que produzimos e consumimos demais e deviamos mudar o nosso comportamento. Aí sim, estavamos a conribuir para o equilibrio do planeta.

5) Devemos questionar, até mesmo as médias que falou. Sabe que um termómetro numa cidade regista temperaturas superiores às do campo envolvente? Esse fenómeno, a ilha de calor urbano, influência s temperaturas globais e não reflecte a realidade, nem pouco mais ou menos e a maior parte dos termómetros está em cidades. Portanto a média vale o que vale, depende da qualidade dos dados.

Cumprimentos papoila

P.S.- Vou-lhe deixar um link para consulta sobre o assunto, aliás é onde eu me inspiro muitas vezes, como foi o presente caso. Não pense que não preocupo com o ambiente e com o clima, é por eu me preocupar que me indigno.

http://www.mitos-climaticos.blogspot.com/

quinta-feira, 04 janeiro, 2007

 

Enviar um comentário

<< Home