Ponte Seixal - Barreiro
Em tempos existiu uma ponte que fez a ligação das duas margens entre o Seixal e o Barreiro. Entretanto esta ponte terá entrado em colapso, por falta de manutenção ou de uso, e agora está em ruínas.
Quem conhece a zona, sabe o quanto fica perto a outra margem, mas se nos quisermos deslocar entre o Seixal e o Barreiro, é normal que se demore demasiado tempo para os dias que correm. Efectivamente, quem não tiver a possibiliade de ter transporte próprio, ir do Seixal ao Barreiro só indo a Lisboa de barco.
Existe um projecto para reabilitar esta ponte, nomeadamente através da sua reconstrução no âmbito da ampliação do MST, na sua 34ª fase, lá para o ano 2153... Pondo de parte a ironia, penso que um projecto de reconstrução ferroviária e rodoviária, a ser construída a ponte Chelas - Barreiro, seria uma mais valia para potencializar a mobilidade urbana no Lado Certo.
8 Comments:
Pois é.
Uma hipótese a considerar.
Mas será que alguém terá pensado nisso? Algumas infraestruturas estão lá.
Estude-se bem a coisa.
Mas não ponham nenhum ministro a falar sobre o assunto.
quarta-feira, 04 julho, 2007
Foi uma estupidez nunca terem recuperado a ponte... a volta que se tem de dar para ir ao Barreiro.
Como se afastam duas terras, que poderiam ser tão próximas...
quarta-feira, 04 julho, 2007
Realmente a distância actual entre o Seixal e Barreiro por estrada é enorme. Se existisse esta ponte, tudo ficava mais perto.
quarta-feira, 04 julho, 2007
Bom dia,
queriamos deixar aqui a informação da realização da Assembleia de Freguesia com a temática MST
ver mais em http://jsdalmada.blogs.sapo.pt
com os melhores cumprimentos
CPS JSD Almada
sexta-feira, 06 julho, 2007
CAMARA MUNICIPAL DO SEIXAL DIZ NAO Á JUVENTUDE
www.juventudeseixal.blogspot.com
segunda-feira, 09 julho, 2007
CAMARA MUNICIPAL DO SEIXAL DIZ NAO Á JUVENTUDE
www.juventudeseixal.blogspot.com
segunda-feira, 09 julho, 2007
Apesar de já ter passado muito tempo desde o post, posso acrescentar que a ponte caiu devido à colisão de uma embarcação, ainda que a ponte fosse levadiça. Mas todos sabiam que naquele dia alguém não a levantou porque era do interesse das companhias de transporte rodoviário (nomeadamente a "Belos") que a ponte caísse: sendo uma viagem de comboio muito mais rápida e muito mais barata, ninguém utilizava as carreiras rodoviárias (estamos a falar de um tempo em que quase ninguém tinha automóvel e havia grandes deslocações entre os concelhos de Almada/Seixal e Barreiro/Moita, nomeadamente por causa das indústrias).
terça-feira, 12 fevereiro, 2008
Cheguei aqui por mero acaso e precisamente porque pesquiso algo acerca da referida ponte. Com efeito, a ponte foi derrubada por abalroamento de um barco mas, ao que julgo saber, não teve a ver com o transporte rodoviário. Antes, talvez, com a Siderurgia Nacional que necessitava do canal desimpedido para ter acesso... a ponte era levadiça e o tabuleiro levantava após a passagem do combóio.
Com efeito, ela não entrou em ruína. Pelo contrário, ainda possui bastante utilização... em Alcácer do Sal!
terça-feira, 20 julho, 2010
Enviar um comentário
<< Home