segunda-feira, outubro 23, 2006

Território e Cidadania




Será este o tema de uma exposição a inaugurar pela Câmara Municipal de Almada, no próximo dia 27 de Outubro de 2006, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada.
A abertura da exposição irá ainda coincidir com o primeiro dia das XII Jornadas da Associação dos Urbanistas Portugueses, que se realizam igualmente no Fórum Municipal Romeu Correia de 27 a 29 de Outubro.
Estas jornadas de urbanismo na cidade de Almada têm como objectivo mostrar o trabalho da autarquia ao nível do ordenamento do território ao longo da última década. Interrogo-me sobre a qualidade deste trabalho, pois conhecendo inúmeros maus exemplos do que se vê por aqui e conhecendo outras cidades, não necessariamente em Portugal, essas sim com políticas efectivas ao nível da mobilidade e ordenamento do território.
Por exemplo, Almada é, actualmente, uma cidade feita para os carros e não para as pessoas, existem poucas zonas pedonais e somos confrontados com carros a invadir passeios, o que limita, logo à partida qualquer peão que se aventure pela cidade.
Merecerá ainda particular destaque nesta exposição o Plano de Urbanização de Almada Nascente e os projectos relativos à mobilidade, como o Metro Sul do Tejo. No que diz respeito ao MST, será que vamos assistir a mais um adiamento da inauguração dos diversos troços? No que concerne ao Plano de Urbanização de Almada nascente, será que existe viabilidade económica para um projecto de tal envergadura que terá, certamente, um grande impacto no concelho?
Será também dado relevo à participação dos cidadãos no acompanhamento da elaboração dos vários estudos, planos e projectos, que serão alvo de ilustração. Aqui, do lado certo, estaremos atentos a esta exposição.
Nome: Território e Cidadania
Datas: 27 de Outubro a 26 de Novembro
Entrada: Livre
Horário: Das 10h às 18h, de Terça a Sábado
Local: Átrio do Fórum Municipal Romeu Correia
Praça da Liberdade, Almada
Telefone: 21 272 49 20

2 Comments:

Blogger Luis Eme Escreveu...

Também estou curioso por ver o trabalho feito ao longo da última década em Almada... já que nada mudou para melhor no coração da cidade.
Mas ideias e estórias não deverão faltar, pois imaginação não é coisa que falte na Autarquia, pelo menos nestas ocasiões festivas.

segunda-feira, 23 outubro, 2006

 
Blogger Minda Escreveu...

Parabéns pelo teu excelente blog. Vou, imediatamente, linká-lo lá no meu Infinito's. E quanto à notícia, muito obrigada pela informação: esta é uma matéria que muito me interessa (ou não fosse eu da área do planeamento regional e autarca numa assembleia de freguesia do concelho de Almada).
E porque estou a aproveitar o intervalo do almoço, o tempo é curto para ler tudo como gostaria, cá voltarei mais vezes. Portanto, até breve.

segunda-feira, 23 outubro, 2006

 

Enviar um comentário

<< Home