terça-feira, novembro 21, 2006

Os atrasos continuam...

Mais uma vez, as notícias relativas ao Metro Sul do Tejo (MST) continuam a não ser as melhores... Quando se pensa que o Mestro já poderia estar em circulação há pelo menos um ano, tais foram as previsões feitas inicialmente, eis que surgem novidades relativas a mais atrasos.

Metro atrasa ligação no Pragal


"Embora esteja previsto cerca de meio ano para a construção do troço, a sua concretização nessa data não é consensual. Segundo as mesmas fontes, para que o metro passe entre as duas cidades é necessário fazer tudo: o traçado dos carris, as estações e a electrificação, além de questões mais operacionais, como, por exemplo, a bilhética para venda de títulos de transporte.

Este troço é o único em falta para que a Universidade da Caparica e Corroios estejam ligados pelo metro. As dificuldades na ligação entre o Pragal e a Cova da Piedade não são recentes. Em Fevereiro último, a não cedência de terrenos por parte da Câmara Municipal de Almada originou atrasos nas obras, nomeadamente junto à estação de comboios do Pragal, mas também no troço entre a Avenida Bento Gonçalves e Cacilhas.

A autarquia desresponsabiliza-se pelos atrasos, afirmando que, só depois da entrega das plantas parcelares do projecto, elaboradas pela equipa de missão do Metro Sul do Tejo, é que o projecto seria levado a reunião do executivo. Proposta esta que foi aprovada, por unanimidade, na última reunião de Câmara, como noticiou ontem o jornal ‘Público’. Porém, fontes ligadas ao processo apontaram para a existência de um conflito de interesses entre a autarquia e o Governo, relacionado com o financiamento dos parques de estacionamento junto às estações, como a verdadeira causa dos atrasos nas obras.


Hoje, a Assembleia Municipal de Almada deverá aprovar a cedência dos terrenos, considerado o único obstáculo para a continuação das obras do metro. A sua conclusão está prevista para Março de 2008, com a chegada a Cacilhas, dois anos e três meses depois do inicialmente previsto.

OUTROS DADOS


CACILHAS: O interface na Doca 13 está dependente da aprovação do plano de urbanização na Margueira. Entretanto, será construído um interface provisório em Cacilhas.
CORROIOSO: Metro Sul do Tejo estará a circular, entre Corroios e Cova da Piedade, no final do primeiro trimestre de 2007. As obras prosseguirão no Pragal.
TRÊS LINHAS: A rede deste metro à superfície terá três linhas e cerca de 24 comboios a circular por 34 estações. Em Março de 2008, a rede funcionará na totalidade."



In Correio da Manhã, 20.Nov.2006

3 Comments:

Anonymous Anónimo Escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

terça-feira, 21 novembro, 2006

 
Blogger Luis Eme Escreveu...

Vamos ver se em 2008 temos o Metro a chegar a Cacilhas...
Era bom. Já chega de atrasos e de explicações e desculpas pouco credíveis.

quarta-feira, 22 novembro, 2006

 
Blogger Papoila Escreveu...

Oxalá assim seja, realmente os atrasos começam a ser idesculpáveis para o que já secedeu anteriormente.

quarta-feira, 22 novembro, 2006

 

Enviar um comentário

<< Home