quarta-feira, novembro 08, 2006

Paisagens (des)Protegidas



Mais de metade das áreas protegidas em Portugal, continuam sem plano de ordenamento aprovado. É o caso da Reserva Natural do Estuário do Sado, criada em 1980, cujo Plano de Ordenamento da Reserva Natural só deverá estar concluído dentro de ano e meio, segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada no Diário da República.

Ao todo existem 29 áreas protegidas, mas apenas dez parques naturais (Arrábida, serras de Aire e Candeeiros, serra da Estrela, Ria Formosa, Peneda-Gerês, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Sintra- Cascais, Vale do Guadiana, serra de São Mamede, Douro Interncional) e três reservas (Paúl de Arzila, Dunas de São Jacinto e serra da Malcata) dispõem já de plano aprovado.


Em fase de elaboração, encontram-se os planos relativos às reservas naturais do Tejo e do Sado, sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, Berlengas, parques do Litoral Norte, Montesinho e Tejo Internacional, e as paisagens protegidas da Serra do Açor, Arriba Fóssil da Costa da Caparica, Albufeira do Azibo, serra de Montejunto, lagoas de Bertiandos, São Pedro dos Arcos e Corno do Bico.