sexta-feira, dezembro 01, 2006

ECOPONTOS - Regras de Utilização


O aumento da produção de resíduos sólidos urbanos, vulgarmente conhecidos como lixo, tem vindo a aumentar substancialmente por todo o país. Tal situação é responsável pela necessidade de ser efectuada uma recolha selectiva de algum lixo que produzimos nas nossas casas. Para tal foi criado um sistema relativamente simples e próximo de cada cidadão, para a recolha de certos resíduos que podem ser reutilizadas (reciclados). Em cada ecoponto é dado o primeiro passo para a transformação do lixo em novos produtos, poupando energia, matéria prima e contribuindo, assim, para um melhor ambiente.
Apesar da publicidade existente, há ainda quem desconheça o que deve e não deve ser colocado dentro dos Ecopontos. Infelizmente, tal como se pode ver nestas fotos tiradas no Concelho de Almada, há ainda quem confunda entulho, madeira, roupa e outro lixo, com material para reciclar e os deixe junto aos contentores.

Para que a situação possa ser invertida, ficam aqui algumas indicações sobre o que deve e não deve ser colocado em cada um dos contentores dos ecopontos que se encontram espalhados pelo concelho:

Vidro

O que deve colocar:

Garrafas, Frascos

O que não deve colocar:

Loiças tipo pirex, barro e cerâmica

Lâmpadas

Espelhos

Vidros de automóveis

Vidro aramado

Garrafas de plástico

Rolhas

Tampas

Papel

O que deve colocar:

Jornais

Revistas

Cartão

O que não deve colocar:

Plástico

Pacotes

Esferovite

Embalagens

O que deve colocar:

Sacos de plástico

Garrafas e garrafões de plástico

Embalagens de plástico, de detergentes, de shampôos

Pacotes de bebidas (leite, sumos, vinho)

Latas de bebidas

Latas de conservas

Embalagens vazias de sprays

O que não deve colocar:

Sacos de plástico com restos de comida

Garrafas de plástico de óleo alimentar

Embalagens de óleo para motores de automóveis

Embalagens de iogurtes

Embalagens de gorduras alimentares

Caso haja alguma dúvida sobre o contentor a utilizar, coloque os resíduos nos contentores do lixo habituais.

Para saber mais, consulte o site Ponto Verde.

5 Comments:

Blogger Ponto Verde Escreveu...

Excelente pedagogia, os meus parabéns. A linha dos últimos postas também tem a minha admiração, mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.

sexta-feira, 01 dezembro, 2006

 
Blogger Papoila Escreveu...

Obrigada Ponto Verde

Aqui pelo lado certo, faz-se aquilo que se pode, mas nem sempre existe tempo para focar estes e outros assuntos que estão mal nas nossas cidades.

sábado, 02 dezembro, 2006

 
Anonymous Anónimo Escreveu...

achei o post mt pedagógico e moralistico :) pena o jardim da celeste e a rua sésamo noa terem 1 segmento relativamente a esta matéria..cortava-se o mal pela raiz

sábado, 02 dezembro, 2006

 
Anonymous Anónimo Escreveu...

Alguém foi esclarecido e informado quanto à correcta utilização dos Eco-pontos?
De qualquer forma, num país de analfabetos, de pouco serviria...

quinta-feira, 14 dezembro, 2006

 
Blogger Ahitra Gaethon Escreveu...

Eu moro em Madagascar (África Oriental), e vale a pena viver confortavelmente para mim e minha família agora e realmente nunca vi a bondade me ser mostrada tanto em minha vida, pois tenho enfrentado um problema tão seriamente quanto meu filho encontrou um acidente terrível nas últimas duas semanas, e os médicos afirmam que ele precisa passar por uma cirurgia delicada para que ele possa andar novamente e eu não pude pagar as contas, então sua cirurgia foi ao banco pedir emprestado e me rejeitar dizendo que eu tenho sem cartão de crédito, de lá eu corro para meu pai e ele não foi capaz de ajudar; então, quando eu estava navegando nas respostas do Yahoo e me deparei com um credor de empréstimos, Sr. Benjamin Breil Lee, oferecendo empréstimos a uma taxa de juros acessível, eu não tinha escolha mas para tentar e, surpreendentemente, tudo parecia um sonho, consegui um empréstimo de US $ 110.000,00 para pagar a cirurgia do meu filho e, em seguida, consegui um negócio confortável para me ajudar a seguir em frente. Agradeço a Deus que hoje é bom e você pode andar e está trabalhando e o fardo é muito mais alto para mim e podemos nos alimentar bem e minha família está feliz hoje e eu disse a mim mesma que vou lamentar em voz alta o mundo das maravilhas de Deus para mim através deste crente temente a Deus, Sr. Benjamin Breil Lee, e eu aconselhamos qualquer pessoa com necessidade genuína e séria de empréstimo a entrar em contato com esse piedoso por Deus em ...... lfdsloans@outlook.com através de .. e eu quero todos vocês orem por esse homem por mim ou conversem com ele no whatsapp + 1-989-394-3740 também.
Obrigado

segunda-feira, 01 junho, 2020

 

Enviar um comentário

<< Home