segunda-feira, dezembro 18, 2006

Margem Sul

No Lado Certo (mais conhecida por Margem Sul) existem associações por proximidade geográfica entre entre os diversos concelhos, por exemplo: Almada/Seixal, Barreiro/Moita, Sesimbra/Palmela/Setúbal e Montijo/Alcochete.
Tal região, caracterizada em tempos por ter constituído um pólo industrial importante para o país, atraiu população do interior para trabalhar nas indústrias agora desaparecidas: Quimimarque, Lisnave, Siderurgia,...

Neste momento concelhos como Seixal, Almada ou Barreiro, estão ainda na "ressaca" da perda das indústrias, outrora importantes para o país e agora vistas como desnecessárias ou não competitivas. Os trabalhadores muitos foram para o desemprego, outros terão conseguido refazer as suas vidas por outro lado, no entanto, esta zona não deixa de ter graves carências em termos sociais.

Tais carências são visíveis no investimento que o governo faz nesta zona e nos políticos que não consegue atrair para a governar. Por exemplo, e ao contrário da margem norte, não há nenhum partido que aposte num candidato mediático para disputar as autarquias da margem sul. Será que a zona está condenada a ser um bastião da CDU? Será que pelo facto da maioria dos concelhos ser governado pela CDU prejududica os investimentos a efectuar pelo estado?

Não estou a criticar directamente o partido em causa, apenas questiono se as guerrilhas internas entre partidos do governo e respectivas oposições ganham aos verdadeiros projectos de interesse nacional.