Parquímetros sem rei nem roque
Enquanto cidadã, sempre que posso, para distâncias médias/curtas, ando a pé. Sempre que tal não é possível utilizo o carro, o qual procuro estacionar em locais gratuitos, em primeiro lugar porque me sai do bolso, mesmo que para tal tenha que andar mais um pouco.
No entanto por vezes o tal pagamento é mesmo inevitável e lá está o parquímetro mesmo ao nosso lado, a ameaçar chamar alguém caso não o alimentemos com umas moedas.
Assim, um destes dias tive que me desolocar bem ao centro de Almada, e estacionei na Rua Capitão Leitão. Como o tempo previsto de paragem não era muito e tinha umas moedas perdidas pelo carro, pensei: "Vou pagar o parquímetro, não vale a pena arriscar".
Tinha um parquímetro pertinho do carro, mas quando lá cheguei para tirar o bilhete, eis que a máquina estava "morta"! Olhei em volta para verificar se havia mais alguma máquina, algum polícia,...polícia nada, mas encontrei um outro parquímetro quase a meio da rua e então lá fui em direcção a esta nova máquina. Para meu espanto, esta também estava "morta", nada de tickets, nada de visor, nada de nada,... Não tive outro remédio, arrisquei e fui à minha vida.
Falta contar o resultado desta aventura. Não cheguei a ser multada, acabei por não demorar muito nos meus afazeres e desta vez tive sorte.
Em conversa posterior com uma pessoa amiga, tive conhecimento que todos os parquímetros de Almada foram vandalizados assim que foram colocados pela autarquia, não estando nenhum em funcionamento correcto. Ainda por cima, cada uma destas máquinas custa a módica quantia de 4000 €... Com o andar da carruagem, não me parece que o município regule a situação tão cedo por falta de verbas.
Perante tal situação, há uma questão importante que se coloca para o comum dos cidadãos. Será que perante tal facto, sem que o automobilista tenha possibilidade de pagar o estacionamento, ainda assim pode ser multado? Não sei. Se alguém souber comunique.
Para quem quiser saber mais sobre questões de legalidade de parquímetro, aconselho a visita a este site.
6 Comments:
O Município não é totalmente responsável pela manutenção dos parquímetros.
Essa tarefa compete à Braga Parques, firma que faz a sua gestão.
Vandalizar é da "competência" das bestas que por aí proliferam e a quem as autoridades (PSP) presta a devida vassalagem.
sexta-feira, 12 janeiro, 2007
Olá Papoila. Vimos retribuir, e agradecer, a tua visita ao nosso cantinho.
Ainda hoje vamos linkar o teu "Lado Certo"... porque é importante saber de que lado estamos. E nós estamos contigo.
sexta-feira, 12 janeiro, 2007
Não sei como funcionam as multas por falta de pagamento de parquímetro em Almada, mas em Lisboa sei que a EMEL multa mesmo quando os parquímetros estão avariados. Dizem eles que há 'pré-comprados' à venda nos quiosques e é da responsabilidade do condutor estar prevenido... Eu nem comento..
sábado, 13 janeiro, 2007
Não há máquinas onde se possa efectuar o pagamento, mas os fiscais andam por lá a passar multas!!! Dá que pensar, não dá?
domingo, 14 janeiro, 2007
Parece mesmo que esta rua é muito frequentada pelos fiscais da Ecalma...
segunda-feira, 15 janeiro, 2007
Qualquer dia temos que trazer um parquímetro na mala do carro para quaisquer eventualidades...
segunda-feira, 15 janeiro, 2007
Enviar um comentário
<< Home