quarta-feira, janeiro 17, 2007

Viaduto de Corroios preso por 18 sobreiros

Nem a propósito...O Diário de Notícias de hoje traz novidades acerca do viaduto de Corroios/Variante à EN10, cujas obras estão paradas há mais de um ano. Assim o Município do Seixal declarou a via de utilidade pública, para efeitos de pedido de autorização de abate de 18 sobreiros.

Parece caricato uma estrada estar parada por 18 sobreiros, contudo não nos podemos esquecer dos que já foram abatidos anteriormente, sem que a autorização tivesse sido concedida.


Diz o DN, tal como nós por cá já o tínhamos referido, que "a construção deste troço da variante que viria descongestionar a EN10 iniciou-se em 2005 enquanto contrapartida (obra com patrocínio) ao abrigo de um acordo entre a autarquia do Seixal e o Carrefour Portugal, que pretendia instalar um hipermercado na Quinta da Princesa (Amora). No entanto, em Abril de 2005 foi detectado o abate ilegal de cerca de 1200 sobreiros, tendo ficado essa zona interdita a construção nos próximos 25 anos."


Agora o que fazer perante tal situação, acaba-se o viaduto? Com que dinheiro? Uma vez que a obra serviria como contrapartida à instalação do Carrefour na Quinta da Princesa, e dado que o Hipermercado terá dificuldades em prosseguir com a obra, alguma entidade terá que devolver ao Carrefour o investimento feito.


Mas desengane-se que isto tudo acaba aqui. Segundo o DN, e tal como O Lado Certo já tinha mencionado num Post anterior, também o desnivelamento da rotunda da EN10 na Cruz de Pau, foi patrocinado em 10 milhões de euros pelo mesmo Hipermercado.

"Por outro lado, a câmara nunca admitiu que o impasse na conclusão da alternativa estivesse ligado ao abate de sobreiros, mas sim à expropriação do terreno do proprietário Viveilis. "Estou convicto de que se o proprietário tivesse cedido os terrenos, a obra hoje estava feita", defende Joaquim Santos. O vereador de Infra-Estruturas Municipais e Acessibilidades não avança com prazos para o retomar da obra, que deveria ter sido concluída em Março de 2006."