quarta-feira, agosto 29, 2007

...

Esta foto sempre me impressiou, sobretudo nesta fase da vida.

Se este blog não for actualizado durante uns tempos é porque algo da minha vida particular aconteceu.

Bons posts a todos os Bloguistas do Lado Certo.

segunda-feira, agosto 27, 2007

Obras e mais obras


Onde antes existiam algumas árvores, algum verde, agora existe o que se pode ver nas fotos, um cizentismo que não deu lugar a nada... Bem sei que estão previstas para esta zona (Praça São João Batista) obras de reabilitação, no âmbito do MST, tornando-se esta zona pedonal.
O que critico é o timming com que a devastidão foi efectuada. As árvores foram retiradas há imenso tempo, será que era necessário que tal fosse feito com tanta antecedência para agora estar tudo parado na zona?
E o que foi feito das árvores retiradas? Terão ido para o Parque da Paz? Não me parece pela modo como foram cortadas. É uma pena, pois qualquer árvore que seja colocada na zona irá demorar imensos anos a atingir a dimensão do que existia e o Parque ficaria ainda mais rico com mais árvores.



quarta-feira, agosto 22, 2007

Passadeira do lado errado

Em Almada apregoam-se boas contas, incentiva-se à manutenção/reabilitação da propriedade privada, mas depois é a própria CMA a dar os maus exemplos.

As imagens mostram uma passadeira para peões, bem no centro de Almada, numa zona muito movimentada, que tem algumas deficiências gritantes. Apesar de bem sinalizada, só se consegue ver metade da passadeira pintada no chão, no entanto o mais grave não está na pintura...

Se observar bem as imagens verá que uma das extremidades da passadeira termina, literalmente, em cima de um ecoponto e dos caixotes do lixo.
Uma pessoa sem problemas de mobilidade não terá dificuldade em ultrapassar tais obstáculos, no entanto um deficiênte em cadeira de rodas, uma pessoa que leve um carrinho de bebé, terá imensas dificuldades em ultrapassar tal barreira, pois a parte rebaixada do passeio está ocupada pelo referido mobiliário urbano.
Sugere-se que a Amarsul, responsável pela gestão dos Ecopontos, juntamente com a autarquia, reveja a localização deste Ecoponto de forma a resolver este pequeno problema.

sexta-feira, agosto 17, 2007

Engarrafamentos






Hoje de manhã foi assim....na rotunda que liga a Rua Cidade de Ostrava com a Rua Lopes de Mendonça, na Ramalha.

Há que lembrar do seguinte:

- Estamos em pleno mês de Agosto;
- Na ponte 25 de Abril não se paga portagem em Agosto;
- Durante este mês, o trânsito esperado a circular é bem menos do que noutras alturas do ano;
- A circulação e mobilidade em Almada estão muito dependentes do trânsito na ponte 25 de Abril;
- A rotunda que se vê é um dos principais acessos ao Hospital Garcia de Orta;
- As fotos mostram duas ruas por onde a CMA/Gabinete de Missão quer passar um canal do MST...





terça-feira, agosto 14, 2007

Passeios pelo Lado Certo

Nem toda a gente frequenta as praias, ou tem possibilidade de sair para outras bandas nesta altura estival. Sendo assim, uma boa proposta para passar o tempo, passear, fazer exercício neste Lado Certo são o Parque da Paz em Almada e o passeio ribeirinho entre a Arrentela e o Seixal.


"Todas as maneiras são boas para percorrer os quase dois quilómetros de passeio ribeirinho situado junto à baía entre a Arrentela e o Seixal. Todos os dias centenas de pessoas se deslocam ao local que, tendo sido inaugurado há dois anos, tem vindo a atrair cada vez mais adeptos. A pé, de bicicleta, de patins ou em passo de corrida, todas as maneiras são boas para percorrer os quase dois quilómetros do passeio ribeirinho situado junto à baía entre a Arrentela e o Seixal.Inaugurado há quase dois anos, em Setembro de 2005, o troço entre a Quinta da Fidalga, na Arrentela, e a Fábrica da Mundet, no Seixal, tem vindo a atrair cada vez mais frequentadores, sobretudo nos períodos do final do dia e aos fins-de-semana, altura que a maioria das pessoas aproveita para descontrair de um dia ou de uma semana de trabalho." In Primeiro de Janeiro


O Parque da Paz é uma zona verde, situado na cidade de Almada, com cerca de 60 hectares, consistindo no pulmão da cidade. Inserido no meio de uma densa zona urbana do concelho (Cova da Piedade e Feijó), possui para além de zonas relvadas, matas, zonas de descanso, caminhos e lagos, um Monumento à Paz, de José Aurélio, com 40 metros de comprimento e 26 de altura. Este parque é da autoria do arquitecto paisagista Sidónio Pardal.





quarta-feira, agosto 08, 2007

GameBox - Sporting

Para todos os visitantes do blog, sportinguistas ou não, aconselho a visita ao seguinte link:

http://www.sporting.pt/Servicos/Gamebox/Gameboxvideo.asp

Vale a pena...

terça-feira, agosto 07, 2007

MST e PS



Há algum tempo atrás, desafiei o blog PS em Almada para dar a conhecer a sua posição sobre o traçado do MST na zona da Ramalha:

Exmos. Srs.

Como é do vosso conhecimento, existe no concelho um problema relativo ao traçado do MST no designado Triângulo da Ramalha. Dado o projecto ser responsabilidade do Governo Central e da CMA, gostaria de conhecer a posição do PS Almada, no que se refere à questão do não cumprimento do Despacho 06.07/05SET de 22JUL2005 da Secretária de Estado dos Transportes, que regulariza o traçado da zona em causa e não está a ser cumprido actualmente.

Atenciosamente

A resposta, ou parte dela, foi apresentada no dia 1 de Agosto e consta do seguinte:

Falemos do MST...

Há algum tempo uma "PAPOILA" desafiou o PS a definir a posição sobre a passagem do MST na Rua Lopes de Mendonça, decorrente da decisão da Senhora Secretária de Estado dos Transportes, em Julho de 2005.
Como gestora deste BLOG, respondi-lhe que aguardava a resposta oficial do PS local.
Fiz as diligências necessárias para que a resposta viesse (devem estar a banhos no Allgarve...), mas até hoje... ela não apareceu!
Como não gosto de prometer e faltar, vou assumir a minha posição sobre o facto, salvaguardando que esta não é a resposta oficial (ficarei a aguadar essa resposta oficial), mas apenas a opinião de uma militante que gere este BLOG.
Se a minha posição vier a ser coincidente com a dos órgãos próprios, que devem responder, tanto melhor; se não for, paciência... mais uma vez se provará que o PS é um Partido de liberdade, em que não há sanções para quem se atreve a pensar (outros há que já não podem dizer o mesmo...)!!
Pois o que acontece é que o Despacho da Senhora Sec. de Estado não é absolutamente deliberativo (Não? Pode explicar melhor porquê?), já que diz aguardar a "anuência da Câmara de Almada".
O que nos falta saber é qual foi a posição da Câmara sobre esse traçado, essa famosa opção 5. (A Sr. Presidente não aceita esta opção e por isso não será implementada)
Sabemos que o Chefe de Missão, em Forum de Participação declarou que a Concessionária preferia uma opção mista e que essa opção reunia a sua própria aprovação (Mas o Chefe de Missão chegou a estar em Foruns onde concordou com a opção 5).

Mas os decisores políticos são, em primeiro lugar a Câmara e depois a decisão final da Secretaria de Estado, não é o Senhor Engenheiro, Chefe de Missão. (Mas a obra não é do Governo? Então porque vem a CMA em 1º lugar?)
O que posso afirmar também é que os terrenos da Rua Lopes de Mendonça ainda não foram disponibilizados em Assembleia Municipal e sem isso, a obra não poderá avançar por aí.
Por agora é o que se me oferece dizer... ficando a aguardar as tais sábias palavras de quem tem a legitimidade para responder, do ponto de vista político. (Ficarei a aguardar também)

quarta-feira, agosto 01, 2007

Comerciantes de Almada querem indemnizações pelas obras do metro


Os comerciantes de Almada exigem compensações monetárias ao Estado pelas perdas, até 70%, que têm tido nos seus negócios devido às obras do Metro Sul do Tejo naquela cidade


A Comissão Operativa dos Comerciantes do Espaço Canal Metro Sul do Tejo (MST) em Almada reuniu-se hoje com o deputado eleito pelo PSD em Setúbal, Luís Rodrigues, para discutir novas formas de sensibilização para o caso dos comerciantes locais.


O deputado social-democrata confirmou à Agência Lusa que irá apresentar na quarta-feira um requerimento à Assembleia da República alertando para a situação vivida pelos comerciantes desde o início das obras no centro da cidade, em Fevereiro.


Além disso, tanto Luís Rodrigues como a Comissão de Comerciantes irão fazer chegar ao Ministério dos Transportes e Obras Públicas um pedido de reunião para discutir possíveis compensações monetárias que cumpram os prejuízos apresentados pelos comerciantes.


«A única coisa que queremos é que as entidades responsáveis intervenham, dentro do possível, no sentido de minimizar os impactos negativos que a obra tem trazido às nossas actividades», declarou Nuno Guerra, presidente da Associação de Comerciantes.


Uma opinião que foi partilhada por Luís Rodrigues que acrescentou que as perdas de lucros, na ordem dos 30 a 70 por cento, dependendo do negócio, «poderão deixar os cerca de 1500 trabalhadores envolvidos numa má situação».


Nuno Guerra destacou ainda o facto de algumas lojas da zona já terem fechado, caso da multinacional italiana Benetton, sendo que «não tarda que outras lhe sigam os passos, pois a situação está insustentável».


A criação de mais estacionamento gratuito e a ligação gratuita entre o Centro Sul e a zona de lojas da cidade para os frequentadores dos estabelecimentos foram algumas das opções apresentadas pela Comissão, «apesar de estarem todas sem resposta».


Nuno Guerra declarou também que a realização das obras durante um período tão alargado - até ao final do ano de 2008 - «está a afastar a clientela para os centros comerciais», locais onde há estacionamento e todos os serviços necessários ao cliente.


Assim sendo, a Comissão de Comerciantes do Espaço Canal do MST em Almada pretende conseguir uma reunião com a secretária de Estado dos Transportes, no sentido de «levar a cabo as promessas apresentadas na documentação da obra, que prevê a compensação financeira para comerciantes», disse Nuno Guerra.


Por seu lado, Luís Rodrigues não pôs de lado a hipótese de realização das reuniões de forma conjunta com a Comissão de Comerciantes, até porque «o Estado tem de avaliar prejuízos e arranjar formas de os pagar».


In Lusa / SOL