quinta-feira, novembro 30, 2006

Almada no seu pior IV

As caixas cinzentas que habitualmente vemos nas nossas ruas, chamadas também de armários, fazem parte das infra-estruturas fundamentais nas nossas cidades, escondendo equipamentos de telecomunicações e electricidade.

Estas caixas não são propriamente bonitas, mas parece as empresas de transporte de mudanças, as querem tornar ainda mais desagradáveis por estas serem usadas como meio para afixar publicidade.

Tais equipamentos são inevitáveis nas nossas cidades, mas como alguns se apresentam, tornam-se elementos que degradam a pouca qualidade urbanística que ainda possa existir. Faço então um apelo para que as empresas de mudanças e afins, usem outros meios de publicidade para os seus serviços.

quarta-feira, novembro 29, 2006

Calçada à moda de Almada

A fotos que aqui estão mostram pequenos exemplos do que a chuva provocou (ou talvez não) em algumas ruas de Almada.

Parece que a reparação de calçadas é afinal da responsabilidade da Câmara Municipal, como tal, quem verificar situações semelhantes e quiser desenvolver deligências para resolver o problema, é uma questão de contactar a respectiva Câmara.

Seguem alguns contactos úteis para este e outros assuntos relativos ao Concelho de Almada:


CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA

Geral: 212 724 500


Divisão de Informação e Relações Públicas: 212 724 000


Limpeza Urbana: 212 724 824


DAU/DOMH - Departamento de Acção Urbanística: 212 724 300


Departamento de Planeamento Urbanístico: 212 724 300


Departamento de Obras: 212 724 300

Fonte: Site da CMA

terça-feira, novembro 28, 2006

Visita do Papa à Turquia


O Papa Bento XVI inicia hoje a sua visita à Turquia e parece que não será bem recebido por alguma população, que contesta as suas afirmações, relativas a uma descontextualização de um discurso/citação.
Sinceramente não concordo que após todas as reacções do mundo islâmico, o Papa tenha decidido visitar este país, onde apenas uns milhares de pessoas professam a religião católica e não é bem vindo.
Também não concordo que a Turquia alguma vez venha a fazer parte da União Europeia. Tal como o nome indica, União Europeia, significa que serão os países europeus a fazer parte desta união, e as fronteiras da Europa acabam no estreito de Bósforo, onde a Turquia tem uma ínfima parte do seu território.

segunda-feira, novembro 27, 2006

Problemas com o Layout

O Lado Certo está diferente, houve um pequeno desastre e o código HTML foi apagado...
Brevemente tentaremos voltar à normalidade...

Arquitectos repensam a Charneca

Seguem-se as linhas principais dos projectos de reabilitação para a zona da Charneca da Caparica, sugeridos no âmbito do 11º Congresso de Arquitectos e Urbanistas que ocorreu no passado fim de semana, no Forum Municipal Romeu Correia:

"Um teleférico (a ligar a Charneca às praias), edifícios que conjugam escritórios com habitação ou a criação de pontos de referência são algumas das propostas de 35 arquitectos para a Charneca de Caparica, em Almada. Durante 15 dias, divididos em grupos de sete, os projectistas debruçaram-se sobre o território daquela freguesia.

O resultado são cinco estudos onde se identificam "dois níveis de reflexão". Um que apresenta propostas que "procuram uma solução rua a rua", e outro com "desafios mais ambiciosos", explica o arquitecto José Romano.

No primeiro grupo surgem dois estudos. O primeiro propõe a criação de dois pólos vitais: o actual centro de Palhais, onde se desenvolvem actividades sócio-culturais, e o centro Marco Cabaço, onde se encontra o mercado. Apresenta também um teleférico, que num percurso de 1500 metros ligaria o mar da Palha à arriba, e estruturas de muros, que dividem o espaço público do privado.

Um segundo estudo sugere a extensão da linha do Metro Sul do Tejo à Charneca, que assentaria na faixa central das infra-estruturas existentes. Preconiza a reconversão do nó histórico do largo das duas igrejas, onde se deveria criar um monumento e uma alameda de plátanos. Na Alameda Amália Rodrigues nasceriam edifícios com salas de espectáculos no piso térreo, comércio no primeiro andar e habitação no segundo.

Num nível mais macro, surge uma proposta que coloca edifícios já existentes, como o museu Guggenheim (em Bilbao, Espanha) e o Pavilhão de Portugal (no Parque das Nações, em Lisboa), no território da Charneca. Na realidade, o que se propõe "não é que se construam estes edifícios neste território ou sequer outros à mesma escala", mas sim "criar edifícios singulares que se distingam na mancha verde", esclarece José Romano.

Ideia semelhante surge num quarto estudo, que recorre a quatro réplicas do Cristo Rei para "criar quatro pontos de referência que sirvam de orientação às pessoas". Assim, as quatro réplicas dariam lugar a quatro estruturas: uma dedicada ao Aquafitness, outra às associações recreativas da zona, uma terceira à mancha verde e outra à indústria.

O quinto estudo "medeia entre estes dois níveis" e apresenta a noção do "habitar a rua", preservando a mancha verde existente e criando condições para o remate da malha urbana circundante, tendo por base a N377 e a Alameda Amália Rodrigues, que ligam a "sucessão de quintas e casas anónimas".

In Diário de Notícias de 25-Nov-2006


Forum de Participação MST - Especial Comerciantes


Realiza-se, hoje dia 27 de Novembro, pelas 21 horas, no Auditório do Fórum Municipal Romeu Correia, mais uma sessão de esclarecimento destinada aos comerciantes da cidade de Almada, sobre o Metro Sul do Tejo (MST).

O tema de mais um Fórum visa discutir a metodologia e o planeamento das obras do MST para o eixo central da cidade de Almada, entre Cacilhas e o Centro-Sul, e que implicam directamente os comerciantes desta zona, e daí o Fórum lhes ser dedicado.

Ao que já foi anunciado pela Autarquia/Equipa de Missão MST, as obras neste eixo central só vão ter início em 2007, de modo a não prejudicar o comércio local na época Natalícia.

Esta premissa de não prejudicar os comerciantes parece ser justa, mas pode provocar mais um atraso na obra, o que nos leva a questionar se as obras irão estar totalmente paradas nesta altura do ano. Será que os operários do MST poderão realizar outro tipo de trabalhos, noutros locais, que não prejudiquem os comerciantes.

Por outro lado, os incómodos para a população já se fazem sentir, nomeadamente junto à entrada/saída de Almada pelo Centro Sul. Bem sabemos que tal situação é inevitável, o que se pode pedir nesta situação é celeridade e que os Engenheiros de Tráfego consigam minimizar ao máximos os incómodos provocados por uma alteração de trânsito.

Para alguém atento, facilmente verifica que nesta entrada de Almada, houve corte da 1ª via à direita, estando a indicação de desvio na 2ª via à direita. A partir daqui, a placa desvio não mais apareceu para que alguém menos conhecedor da zona chegue ao seu destino...

domingo, novembro 26, 2006

7 Maravilhas de Portugal


Tal como já aqui foi escrito, é anunciado em Portugal no dia 7/07/2007, as novas 7 maravilhas do mundo moderno, onde o nosso país não tem nenhum monumento em votação.

Paralelamente surgiu a iniciativa de eleger também os 7 monumentos mais emblemáticos de Portugal e, a partir de 7 de Dezembro, os portugueses podem participar na eleição dos 7 mais belos monumentos nacionais, basta votar via Internet (no site) ou SMS.

A votação permanecerá online durante 7 meses, cada pessoa dispõe de 7 votos, que deverá atribuir a 7 monumentos distintos.

A recorrência do número 7 em ambas as iniciativas evoca a simbologia da mudança e da totalidade perfeita, que marca a eleição dos novos monumentos mais surpreeendentes do mundo.

A apresentação dos vencedores, a 7 de Julho de 2007, no Estádio da Luz, coincidirá com o anúncio das "Sete Novas Maravilhas do Mundo", a iniciativa internacional que serviu como ponto de partida para a versão portuguesa. De acordo com a organização, o sufrágio internacional já angariou mais de 20 milhões de votos, um número que cresce diariamente.

A listagem dos 21 munumentos seleccionados será também anunciada a partir do dia 7 de Dezembro, mas já há favoritos para essa lista: Mosteiro dos Jerónimos, Palácio da Pena, Castelo de Guimarães e Templo Romano em Évora.

Quando a lista completa for anunciada, actualizaremos os monumentos.

sexta-feira, novembro 24, 2006

Mau tempo

Este Outono tem sido particularmente rigoroso no que concerne aos níveis de precipitação e, ao contrário de anos anteriores, os níveis das albufeiras e rios estão a recuperar de uma seca mais ou menos prolongada.


Por outro lado, o Verão passado foi o 5º mais quente de sempre, e já o ano de 2003 bateu todas as estatísticas relativamente aos incêndios no nosso país. Neste Outono já houve pelo menos três períodos distintos de alerta para inundações, talvez nos próximos anos a chuva abrande e o nosso país atravessará uma nova época de seca.

Os incêndios, as secas, as inundações são a face mais visível no nosso país relativamente às alterações climáticas que afectam todo o mundo e que se estão a tornar-se cada vez mais frequentes. E uma verdade inconveniente está a vir a público...Embora alguns lobby's tentem esconder a questão, mas os factos estão aí para confirmar algo que é indesmentível.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Portugal no seu Melhor

Existe um café/restaurante, algures numa "cidadezinha" alentejana, muito peculiar pelo seu nome sui generis. A cozinha é a tradicional alentejana, caseira e o serviço é algo demorado mas acolhedor. Dispõe de um grande plasma no seu no seu interior, onde os compadres alentejanos podem confranternizar, bebendo uns copitos de vinho ao balcão e enquanto a bola passa na TV.

Alguém sabe onde fica? Aceitam-se sugestões...

quarta-feira, novembro 22, 2006

Indústria e habitação podem vir a conviver na antiga Siderurgia

A foto em cima mostra a área da antiga siderurgia nacional, no concelho do Seixal, para onde foi elaborado o Estudo de Ordenamento Urbano e Paisagístico (POUP), mandado realizar pela autarquia.

Tal como acontece com outros estudos, as conclusões adaptam-se à medida de quem encomenda o estudo. Por exemplo, se se quisesse construir um empreeendimento em qualquer sítio da nossa orla costeira, encomenda-se o Estudo de Impacto Ambiental a qualquer uma associação ambientalista, que logo de seguida o seu parecer é favorável à construção do empreendimento. Afinal é assim que muitas associações sobrevivem...

Deste modo, o POUP prevê viabilidade para a construção de 1500 fogos de habitação, comércio, indústria ligeira e logística, indústria pesada, espaços verdes e acessibilidades. Genericamente, o plano contempla três áreas, a saber:

"A sul a terceira fase do Parque Industrial do Seixal (PIS), 80 hectares que vão duplicar a área do parque existente e que se destinam à instalação de empresas logísticas de pequena e média dimensão.”

"Uma zona central ocupada por indústria pesada (Lusosider, SN Seixal - Longos) e que deverá manter esse uso."

"E uma área a norte (cerca de 100 hectares) com habitação, comércio e serviços e centro náutico. Esta área será de “transição para o espaço urbano do concelho” e pode ficar fisicamente separada da área central pela ligação viária (ponte) Seixal-Barreiro."

A Câmara Municipal do Seixal pretende viabilizar o projecto quanto antes, no entanto necessita de ser aprovado pelo governo, uma vez que se altera o uso do solo industrial previsto no PDM.

O que mais preocupa neste projecto é a questão da contaminação dos solos, para que seja possível a construção de habitação. Preocupa que estejam projectados 1500 fogos, quando existem milhares de outros fogos devolutos ou por vender/alugar.

Neste sentido é questionável a necessidade de aumentar o parque habitacional do Seixal quando já existe tanta oferta. Reabilitar uma zona degradada como é a Siderugia, parece-me correcto, mas essa reabilitação deverá contemplar outros pressupostos.




terça-feira, novembro 21, 2006

Grande Entrevista - Alberto João Jardim

O Lado Certo já comentou num post anterior a Grande Entrevista realizada por Judite de Sousa. Parece que o Dr. Alberto João Jardim, também se colocou à disposição para outra entrevista, desta vez realizada pelo Gato Fedorento.

Os atrasos continuam...

Mais uma vez, as notícias relativas ao Metro Sul do Tejo (MST) continuam a não ser as melhores... Quando se pensa que o Mestro já poderia estar em circulação há pelo menos um ano, tais foram as previsões feitas inicialmente, eis que surgem novidades relativas a mais atrasos.

Metro atrasa ligação no Pragal


"Embora esteja previsto cerca de meio ano para a construção do troço, a sua concretização nessa data não é consensual. Segundo as mesmas fontes, para que o metro passe entre as duas cidades é necessário fazer tudo: o traçado dos carris, as estações e a electrificação, além de questões mais operacionais, como, por exemplo, a bilhética para venda de títulos de transporte.

Este troço é o único em falta para que a Universidade da Caparica e Corroios estejam ligados pelo metro. As dificuldades na ligação entre o Pragal e a Cova da Piedade não são recentes. Em Fevereiro último, a não cedência de terrenos por parte da Câmara Municipal de Almada originou atrasos nas obras, nomeadamente junto à estação de comboios do Pragal, mas também no troço entre a Avenida Bento Gonçalves e Cacilhas.

A autarquia desresponsabiliza-se pelos atrasos, afirmando que, só depois da entrega das plantas parcelares do projecto, elaboradas pela equipa de missão do Metro Sul do Tejo, é que o projecto seria levado a reunião do executivo. Proposta esta que foi aprovada, por unanimidade, na última reunião de Câmara, como noticiou ontem o jornal ‘Público’. Porém, fontes ligadas ao processo apontaram para a existência de um conflito de interesses entre a autarquia e o Governo, relacionado com o financiamento dos parques de estacionamento junto às estações, como a verdadeira causa dos atrasos nas obras.


Hoje, a Assembleia Municipal de Almada deverá aprovar a cedência dos terrenos, considerado o único obstáculo para a continuação das obras do metro. A sua conclusão está prevista para Março de 2008, com a chegada a Cacilhas, dois anos e três meses depois do inicialmente previsto.

OUTROS DADOS


CACILHAS: O interface na Doca 13 está dependente da aprovação do plano de urbanização na Margueira. Entretanto, será construído um interface provisório em Cacilhas.
CORROIOSO: Metro Sul do Tejo estará a circular, entre Corroios e Cova da Piedade, no final do primeiro trimestre de 2007. As obras prosseguirão no Pragal.
TRÊS LINHAS: A rede deste metro à superfície terá três linhas e cerca de 24 comboios a circular por 34 estações. Em Março de 2008, a rede funcionará na totalidade."



In Correio da Manhã, 20.Nov.2006

segunda-feira, novembro 20, 2006

Arquitectura em mudança para 'Novos Territórios'

"Mais de metade dos arquitectos tem menos de 35 anos e um terço do total trabalha a recibo verde. A burocracia, a concorrência desleal e a precariedade no emprego são os principais problemas que enfrentam, segundo o primeiro inquérito à profissão feito em Portugal, cujos resultados serão apresentados no XI Congresso dos Arquitectos Portugueses, a realizar em Almada, de 23 a 25 deste mês.

Helena Roseta, presidente da Ordem dos Arquitectos (OA), avançou ontem à imprensa alguns dados do relatório preliminar do estudo, mas as conclusões constituem um dos momentos altos da próxima reunião magna da classe, subordinada ao tema "Novos Territórios" - porque "abrange, simultaneamente, a questão da mudança na profissão, mas também no País e na paisagem", justificou.


Outra novidade do congresso será a "marca" deixada em Almada. OA desafiou a autarquia a escolher uma zona para melhorar e a autarquia escolheu a Charneca da Caparica. Segundo João Afonso, da direcção da OA, trata-se de uma área "central mas esquecida, em expansão de há 30 anos para cá", com uma lógica de ocupação litoral e de proximidade mas "não estruturada", com alguma construção sem licenciamento e onde subsistem "vazios de quintas e indústrias". A iniciativa - que arrancou com um workshop e é coordenada pelo arquitecto Manuel Vicente - é quase um concurso de ideias sem custos para a câmara. As propostas revelam-se no congresso."

In Diário de Notícias 17.Nov.2006

sábado, novembro 18, 2006

O Grito

sexta-feira, novembro 17, 2006

Filas e mais filas...


Hoje tive de me deslocar ao banco (o qual não menciono o nome para não fazer publicidade, mas parece que a sede é um belo edifício no Centro de Lisboa, lá para os lados do Campo Pequeno...) onde costumo movimentar uma conta particular. Não que vá lá com grande frequência, mas desta vez teve mesmo de ser...e mais uma vez desesperei para ser atendida: 1h. Além do mais, quando cheguei havia mais de 30 à minha frente e uma caixa aberta!!!! Era hora do café, do lanche, sei lá, e ao fim de 15 minutos lá veio mais alguém. Resultado 1h de espera. Todas as vezes que lá vou digo para mim mesma que vou abrir conta noutro banco, não quero passar pelas mesmas filas, onde os "idosos" (parecia mal chamar-lhes velhos) são dos grandes responsáveis pelo tempo perdido... Enfim, não quero ferir susceptibilidades, se estou mal servida, eu é que tenho de mudar...

quinta-feira, novembro 16, 2006

Bailinho da Madeira


O Lado Certo recebeu um E-mail anónimo, pelo qual não se responsabiliza pelo seu conteúdo, relativo a alguns números sobre a Região Autónoma da Madeira e que passamos a reproduzir.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, está chateado. Está mesmo muito chateado com a nova Lei das Finanças Regionais que significará um corte nas transferências da Administração Central para o orçamento da região na ordem dos 140 milhões de euros.

Como se não bastasse, o Ministério das Finanças anunciou que haverá «consequências jurídicas e financeiras» para a Região Autónoma da Madeira, devido ao aumento de 150 milhões de euros no endividamento líquido daquela região. Ainda por cima este gigantesco défice estava habilmente omitido na execução orçamental da região, e só foi descoberto por acaso, depois de uma operação de cessão de créditos levada a cabo por alguns dos grandes credores do Governo Regional, cansados de esperar pelos seus pagamentos.

Não admira, pois, que o inefável Alberto João Jardim esteja mesmo chateado. E, como toda a gente sabe, quando o Alberto João está chateado, pimba: ou faz um “despacho”, ou faz uma “resolução”. Desta vez foi um despacho!

E que despachou desta vez este insular e indómito Bokassa?

Despachou nada mais nada menos do que a obrigatoriedade de os serviços do Estado pagarem um renda pela ocupação de edifícios regionais. Ora bem: Penso que nem vale a pena aqui falar do peculiar significado que Alberto João Jardim dá ao conceito de «Estado». Nem vale a pena debruçarmo-nos sobre a racionalidade jurídica, ou até prática, desta iluminada decisão do nosso carnavalesco ilhéu.

Pensemos somente no Orçamento da Região Autónoma da Madeira. Ora, como toda a gente sabe, a Madeira apresenta nos últimos 30 anos índices de desenvolvimento absolutamente notáveis. Ele é túneis por todo o lado, auto-estradas sem custos para o utilizador, claro, uma pista do aeroporto construída de forma inédita sobre o mar, eu sei lá. Por isso, nem sequer ficaria bem falar nas transferências que ao longo destas três décadas a Administração Central fez para o orçamento da região.

Porque o dinheiro foi com toda a certeza bem gasto, e impecavelmente gerido pelo Governo Regional da Madeira, pelo seu indómito presidente e por toda aquela simpática gente do PSD que gravita ali à volta.

Sendo assim, e para demonstrar este genialidade gestionária e governativa, que tem o pesado fardo de gerir os destinos da Pérola do Atlântico desde o 25 de Abril, nada melhor do que irmos dar uma pequena olhadela ao «Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2006», aprovado pelo decreto legislativo regional nº 21-A/2005-M de 30 de Dezembro.

Para quem tiver pachorra…. Para quem não tiver, então deixo aqui respigadas, absolutamente ao acaso, claro está, algumas das verbas da despesa deste orçamento para o ano de 2006. Então aqui vai:
- Festival de poesia do Porto Santo: € 301.338,00
- Restauração de órgãos de igrejas: € 1.534.694,00
- Campanha de imagem: € 9.838.173,00
- Material promocional: € 4.937.262,00
- Festa do fim do ano: € 64.720.184,00
- Promoção de provas automobilísticas: € 4.254.725,00
- Promoção do golfe: € 4.893,008,00
- Subsídios aos clubes de futebol «Marítimo» e «Nacional»: € 21.358.448,00
- Ajudas para as deslocações dos clubes de futebol «Marítimo» e «Nacional»: € 10.157.800,00
- Participação no capital das S.A.D.’s dos clubes de futebol «Marítimo» e «Nacional»: € 87.500,00
- Apoios a outros clubes de futebol: € 21.060.936,00

Total destas pequenas e singelas 11 rubricas: € 143.144.068,00. Por coincidência, um valor próximo do tal aumento do endividamento líquido da Região Autónoma. Mas é só coincidência, claro!

Não há dúvida: Alberto João Jardim tem muita razão para estar chateado!Mandem mais dinheiro para a Madeira!- JÁ!!!!

Seixal no Salão Imobiliário de Lisboa

São quatro os projectos nas áreas de restauração e lazer que a Câmara do Seixal leva ao Salão Imobiliário de Lisboa (SIL), entre 22 e 26 de Novembro, com o objectivo de encontrar investimento privado para os mesmos. “São projectos que a autarquia coloca no mercado, oferecendo espaço público, condições de investimento, infra-estruturas e amortização a longo prazo”, esclareceu o presidente do município, Alfredo Monteiro, hoje durante a apresentação dos mesmos.


Os projectos estão ligados ao “principal recurso natural do Seixal, a baía”, nota o autarca, e enquadram-se na “linha do turismo que está a ser construída para o concelho, que não tem tradição turística”, acrescenta. Restaurantes, cafetarias, bares, esplanadas ou passeios pedonais são algumas das propostas da autarquia para o parque ribeirinho da Amora, Estaleiro Naval da Quinta da Fidalga, Moinho Novo dos Paulistas e Ponte Cais do Seixal.

O parque ribeirinho da Amora ocupa uma área de cerca de 1,5 hectares, prevendo o projecto uma área útil de implantação de 497,50 metros quadrados. Trata-se de um equipamento de dois pisos destinado ao lazer e turismo, com grandes áreas envidraçadas e situando-se parcialmente sobre a água.

Também o antigo espaço do estaleiro naval da Quinta da Fidalga será transformado numa área de lazer e turística, com vertentes de restauração, saúde ou bem estar, em dois edifícios, um com uma área de implantação de 490 metros quadrados e o outro com 82 metros quadrados.

O Moinho Novo dos Paulistas, um dos 12 moinhos de maré instalados no concelho e a poucos metros do Centro de Estágios do Benfica, será recuperado e valorizado nas vertentes do Lazer e do Turismo. Numa área de implantação de 299 metros quadrados deverá nascer um projecto na área da restauração tradicional ou inovadora, ao mesmo tempo que se garante a preservação integral da área da caldeira (37,14 metros quadrados).

Na Ponte Cais do Seixal, antigo terminal fluvial, será implantada uma zona de restauração com passeio pedonal e uma sala de embarque para apoio às viagens a bordo das embarcações tradicionais do Seixal, que ficarão ancoradas no respectivo cais. A área bruta do restaurante será de cerca de 241 metros quadrados, a da esplanada de 53 metros quadrados e a da sala de embarque de 68,40 metros quadrados.

Para Alfredo Monteiro este modelo de desenvolvimento entre os sectores público e privado “é algo inovador” e que vai permitir a “recuperação do património arqueológico”, criando-se uma “rota industrial de carácter turístico” e a “revitalização do espaço ribeirinho”, tornando o Seixal num “pólo de atractividade turística ligado ao ambiente, à história e às tradições”.

Mas para o presidente da autarquia, e considerando os 500 hectares que a Baía do Seixal possui, a grande área de oportunidade reside na náutica de recreio. Alfredo Monteiro revela que em 2007 “já haverá definição do plano de investimentos para a este sector”, salientando que os modelos dos portos de recreio “estão a ser discutidos no âmbito do próximo quadro comunitário” e que o Seixal “vai estar na linha da frente deste projecto”.

Para já são “quatro os espaços para concessionar, que são os prioritários, mas não serão os únicos”, fazendo parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Seixal, e que vão ao SIL “em busca de investidores”, esclarece Paula Magalhães, coordenadora do gabinete do turismo. O edil afiança ainda que “no primeiro trimestre de 2007 abrirão os concursos públicos para estes projectos”, que “têm tido enorme receptividade dos investidores portugueses e estrangeiros”.

No stand ‘Espaço Seixal’ no SIL estão também presentes a Urbindústria, com o Estudo de Ordenamento Urbano e Paisagístico da área da Ex-Siderurgia Nacional, a A. Silva & Silva Imobiliária, com o empreendimento Seixal Baía, e a Libertas, com a urbanização da Quinta da Trindade. Uma forma de “promover os investimentos do Seixal no seu conjunto”, conclui Alfredo Monteiro.


In Setúbal na Rede

quarta-feira, novembro 15, 2006

Uma visão diferente

Porque Almada também tem locais bonitos, aqui fica um vídeo que mostra uma visão diferente e interessante da cidade e que me faz pensar que, apesar de tudo o que está mal, existem locais bonitos a visitar, a preservar e a reabilitar. A vista deste miradouro sobre o rio, sobre Lisboa é deslumbrante. Aconselho a todos a visitar ao vivo o local. Para mais informações sobre como lá chegar, digam qualquer coisa...

Al-Jazeera em Inglês


Arrancaram hoje as emissões em língua inglesa da Al-Jazeera, canal de televisão sediado em Doha (Qatar), e que se dedicava até aqui à emissão de notícias em árabe, bem ao estilo da CNN, BBC ou Sky News.
Este "novo canal" procura ganhar novos espectadores, que não falando árabe, passam a dispôr de novas versões sobre determinados assuntos, nomeadamente, no que respeita a notícias sobre o mundo árabe, deixando de existir apenas versões americanas ou inglesas de noticias dadas por CNN's, BBC's e afins.
Em portugal, infelizmente não é muito fácil ver este canal, que no momento só está diponível on-line no seu site e através da Clix, subscrevendo o serviço SmartTV.

terça-feira, novembro 14, 2006

Quinta da Atalaia

O vídeo em baixo mostra uma reportagem bem interessante sobre uma festa celebrada todos os anos em Setembro lá para os lados da Quinta da Atalaia (Amora, Seixal).


O Inverno está a chegar

Aqui pelo Lado Certo, entenda-se, Margem Sul, parece que o Inverno está mesmo a chegar. O nevoeiro de hoje teima em não levantar, não deixa o sol brilhar e o dia fica mais triste, mais frio, mais sombrio,... É o Outono a caminhar para o Inverno.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Cazaquistão

Agora que Portugal vai jogar com o Cazasquistão para o Campeonato da Europa de Futebol, aqui fica um vídeo informativo sobre este país que fica na Ásia!


Fim de Semana

Passado o fim de semana deixo-lhes uma foto de um local bem interessante e bonito, algures por este Portugal. Ainda existem locais bem conservados e agradáveis para se estar e passear. Já agora alguém conhece o local?

quinta-feira, novembro 09, 2006

Cais do Gingal


Por estes dias a imprensa tem noticiado a expulsão de um grande número de imigrantes romenos de um armazém no Cais do Ginjal e que se dedicavam à mendicidade pela cidade de Almada.
Para além da problemática da imigração ilegal, preocupa-me a reabilitação do Cais do Ginjal. Ouvi o vereador do urbanismo da CMA argumentar que existe um projecto em elaboração e que a zona está sujeita a várias jurisdições. Mas o que vemos é o degradar de uma zona com enorme potencial, que actualmente é perigosa.
Acho que está na hora da CMA colocar o projecto em fase de obra de forma a que se possa reabilitar o que ainda está de pé, nomeadamente, ao nível da recuperação das fachadas de casas com azulejos lindíssimos, como podem verificar na foto.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Obras na A2


Ontem pude comprovar in loco o incómodo provocado pelas infindáveis obras na A2. Por volta das 9h da noite, fiz o percurso Almada/Fogueteiro, na A2, tendo demorado 40(!!!!!) minutos a fazer uns míseros 8/9 km...
Realmente, não se compreende como é que se deixa apenas aberta uma via para escoar todo o trânsito, quando ainda se está numa hora de regresso a casa, atrasando e dificultando enormemente a vida de todas as pessoas, que se sujeitam a estas enormes filas de trânsito.
Além do mais, questiono-me sobre a pertinência dessas obras. Será que é assim tão necessário o alargamento da A2 entre o Fogueteiro e Coina? E já que este troço está em obras, por que teremos de o pagar quando se têm limites de volocidade e as condições de segurança não são as mesmas de uma auto-estrada normal? Só mesmo em Portugal...

Paisagens (des)Protegidas



Mais de metade das áreas protegidas em Portugal, continuam sem plano de ordenamento aprovado. É o caso da Reserva Natural do Estuário do Sado, criada em 1980, cujo Plano de Ordenamento da Reserva Natural só deverá estar concluído dentro de ano e meio, segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada no Diário da República.

Ao todo existem 29 áreas protegidas, mas apenas dez parques naturais (Arrábida, serras de Aire e Candeeiros, serra da Estrela, Ria Formosa, Peneda-Gerês, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Sintra- Cascais, Vale do Guadiana, serra de São Mamede, Douro Interncional) e três reservas (Paúl de Arzila, Dunas de São Jacinto e serra da Malcata) dispõem já de plano aprovado.


Em fase de elaboração, encontram-se os planos relativos às reservas naturais do Tejo e do Sado, sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, Berlengas, parques do Litoral Norte, Montesinho e Tejo Internacional, e as paisagens protegidas da Serra do Açor, Arriba Fóssil da Costa da Caparica, Albufeira do Azibo, serra de Montejunto, lagoas de Bertiandos, São Pedro dos Arcos e Corno do Bico.

segunda-feira, novembro 06, 2006

Apagão Europeu


O Diário de Notícias de hoje contempla uma pequena reportagem relativa ao pequeno apagão de 15 minutos que ocorreu em algumas zonas do país, no passado fim de semana. Tal apagão deveu-se ao arrefecimento das temperaturas na Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha, o que provocou o corte no fornecimento de energia que afectou vários países da Europa Ocidental, nomeadamente Portugal, França, Espanha e Bélgica.

O que me impressiona nesta notícia é a interligação de todo o sistema eléctrico a nível europeu. Por não sermos auto-suficientes na produão de energia eléctrica, leva-nos a importar electricidade e, consequentemente, ficarmos dependentes de qualquer tipo de contigências que venham a ocorrer por essa europa fora. O mesmo se passa relativamente ao gás natural, que neste momento vem para o nosso país da Argélia através de condutas gigantescas.

Por outro lado, o consumo de energia no nosso país tem vindo a aumentar vertiginosamente. Vejamos os seguintes números que consegui obter para o Concelho do Seixal:


Variação do Consumo de Energia 1999/2004

Energia Variação 1999/2004 Variação anual
Electricidade 72,30% 11,50%
Butano -42,40% -10,50%
Propano -33,70% -8%
Gás Natural 83,90% 13%
Gasolina 8,20% 1,70%
Gasóleo 40,80% 7%
Uma das soluções possíveis para resolver o problema da dependência energética passa pela energia nuclear. As energias renováveis, actualmente, não conseguem ter um peso satisfatório para colmatar as necessidades actuais, dados os elevados custos associados.

Mas quais as consequências de seguir o caminho do nuclear? Será melhor continuar com a importação de energia a outros países? Será melhor esperar que a tecnologia associada às energias renováveis consiga tirar melhor partido a nível do rendimento e do preço?

domingo, novembro 05, 2006

Sócrates, o ambientalista…

Achei interessante o Post que agora reproduzo, do sempre incisivo e pertinente Manoelinho (blog "Mais Évora").

“José Sócrates deterá o recorde mundial entre os ambientalistas que mais contribuíram para a construção civil num determinado país.”
“Os novos estádios de futebol, o programa Polis e agora a fórmula do interesse nacional, para deixar passar os mais chocantes objectos da especulação imobiliária em zonas protegidas.
Exemplos: o Alqueva, a Comporta e a generalidade da costa alentejana; a localização da fábrica da empresa Ikea em área protegida, quando há um espaço industrial com as necessárias infra-estruturas a poucos quilómetros; a criação uma plataforma logística à beira do Tejo, em Castanheira do Ribatejo, em zona de cheias, …
Trata-se, obviamente, de especulação imobiliária, que aproveita terrenos protegidos, logo sem valor comercial, para os transformar em terrenos de enorme valor.”
Quem o diz não é qualquer "fundamentalista do ambiente", ou um “ressabiado”, nem um “vencido da vida”, é Henrique Neto, empresário próspero da Marinha Grande e camarada de partido do primeiro-ministro Sócrates.

sábado, novembro 04, 2006

Capela da Ramalha

Neste espaço irá surgir um novo projecto que contemplará a reabilitação da Capela da Ramalha, assim como a criação de outras valências, como centro de dia e jardim de infância. Resta saber quando começarão as obras.

sexta-feira, novembro 03, 2006

As novas 7 maravilhas do mundo

Existe uma fundação (New7Wonders Foundation) criada pelo suiço Bernard Weber, que se tem dedicado à divulgação e preservação de monumentos mundiais e agora pretende eleger as novas maravilhas do mundo moderno.
Uma particularidade interessante ganha destaque, embora o nosso país não tenha nenhum monumento entre os candidatos, será em Lisboa que o anúncio dos vencedores será feito, nomeadamente, no dia 07-07-2007. Weber escolheu Portugal para o evento por ser o país que “dá maiores garantias de êxito”, por factores como a segurança, estabilidade, experiência na organização de eventos, infra-estruturas, e ainda factores como o bom clima, a antiguidade e o peso histórico. Entre os países candidatos a este evento estavam Espanha, Itália, Dubai e Malásia.
A votação pode ser feita através do site www.new7wonders.com, e entre as candidatas às Novas Sete Maravilhas do Mundo estão monumentos como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Tah Mahal na Índia, templo Sophia Hague na Turquia, a Grande Muralha da China, ou a única maravilha das sete originais que ainda permanece, as pirâmides de Ghizé, no Egipto. Eu já tenho os meus favoritos, agora façam o favor de votar.

Grande Entrevista - RTP



Editorial do DN de hoje:


Forrobodó


"Alberto João Jardim veio ontem a Lisboa demonstrar a boa arte de governar a Madeira. Tão boa que nos conseguiu convencer de que, afinal, não precisa do dinheiro do "forrobodó" continental. Uma simples e poupada folhinha, recheada de números, demonstrou à sociedade a insignificância do contributo do Estado para a autonomia madeirense. A única contrariedade que o indispõe é a petulância dos socialistas que ousaram, pasme-se, cortar-lhe as insignificâncias. Ainda por cima, são os Açores a levar mais dinheiro à custa da Madeira, ou melhor, à custa dele.

O azar português é ter ficado entregue à "patetice refinada" de Lisboa. O azar português é não ter requisitado Alberto João Jardim para uma comissão de serviço continental. E não se diga que é ironia. Está demonstrada a eficácia da sua governação. Aquela folhinha que dançou na mesa da RTP em que Judite de Sousa ousou entrevistar o presidente do Governo Regional da Madeira tinha tudo. Tintim por tintim, Jardim provou como a Madeira enriqueceu enquanto "essa gente" de Lisboa desbaratava o nosso capital. Alberto João até gosta de entrevistas, saudou aliás Judite de Sousa pela coragem em o entrevistar, ele que tem andado a ser "censurado estes anos todos". Mas ontem, contrariamente aos seus hábitos, precisava de contar a verdade que nos tem sido escondida e, por isso, não devia ter sido interrompido tantas vezes pela entrevistadora.

O protesto de Alberto João Jardim não tem a ver com qualquer dificuldade financeira. O seu genuíno protesto é pelo atrevimento, a ousadia, em mexer no seu "prato da sopa". Já chegava um "senhor Silva" que o tinha feito há muitos anos. Agora, são os socialistas a desrespeitá-lo. Pior, a instrumentalizar o Estado e isso Jardim não admite até porque seria incapaz de o fazer...

Num país tão endividado, incapaz de se auto-sustentar, devíamos estar agradecidos a Alberto João Jardim. A Madeira está rica, dívidas não é com ela, e no Continente só há inveja, o mal português de sempre. Ele sabe como se faz, não se deixa intimidar pelo "politicamente correcto", levanta a voz à "classe política" e até meteu na ordem os separatistas. Ontem, presenteou-nos com a revelação de um pacto: prometeu aos separatistas uma "autonomia evolutiva" em troca do silêncio da Flama.

Bem vistas as coisas, Jardim faz falta à Pátria. A Pátria devia agradecer-lhe. É um homem divertido, está disposto a "ajudar uma vez mais" o País. Em vez de lhe cortarmos a verba devíamos era chamá-lo a ensinar-nos a boa arte de governar. A democracia é muito injusta e imperfeita. E isto já não vai lá com croquetes, como bem avisa o PSD... "

António José Teixeira, In Diário de Notícias de 03-Nov-2006

quinta-feira, novembro 02, 2006

Território e Cidadania II


Aqui, pelo Lado Certo, já estivémos na exposição "Território e Cidadania", no Forúm Municipal Romeu Correia. Aconselho aos interessados pela temática do Urbanismo, a visitar este espaço bem organizado e aparazível.

Os projectos expostos são exemplificativos do trabalho da câmara e de privados, em prol da melhoria do espaço urbano do município de Almada, demonstrando projectos já implementados, assim como outros em fase embrionária. Merece especial destaque o Projecto "Almada Nascente", que projecta um futuro urbanístico revolucionário para a actual zona da antiga Lisnave.


quarta-feira, novembro 01, 2006

IPod - G.W. Bush